segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

INAUGURAÇÃO ESPAÇO PARTÍCULA

O Projecto Videolab e o Espaço Partícula estabeleceram uma parceria de colaboração cultural com o objectivo  de promover a reflexão, discussão e aprendizagem das novas tecnologias artísticas, nomeadamente a arte digital, a fotografia, o vídeo, a performance, etc e a sua apresentação informal através de exposições, residências, workshops, mostras de vídeo arte, performance e instalações.
Associando-se à inauguração do referido espaço, o Videolab convidou a Companhia Flic-Flac a apresentar todos os meses um solo de dança de um dos elementos da companhia, e uma exposição com trabalhos de alguns dos seus elementos.



 
 
Five Minutes, dança com Maria do Mar (FLIC-FLAC)
Coreografia inspirada no tema “Five Minutes of Everything” do grupo The Gift, interpretada pela bailarina Maria do Mar, pertencente à Companhia de Dança Contemporânea Flic-Flac.
A Flic-Flac surge como a primeira companhia de dança amadora conimbricense, formada por bailarinos com idades iguais ou superiores a 18 anos, tendo vindo a crescer desde a sua criação, em Setembro de 2013.
A Companhia de Dança Flic-Flac tem como principal acção a interpretação e divulgação do trabalho de coreógrafos da área da dança, profissionais ou amadores, abrangendo diversos estilos coreográficos, com ocasionais participações de populações, abraçando nos seus objectivos o espirito comunitário.



Oscar Ferranti (It)

O que o coração vê
Exposição internacional de fotografia organizada pela Associação Terra dell'Arte (Itália) e produzida pela Cooperativa Teatro dos Castelos.
Centrando-se numa visão sensível do mundo real, cada artista mostra a sua leitura pessoal do mundo que o rodeia, apresentado a sua resposta artística sob a forma de uma reflexão visual sobre a natureza e sobre os problemas criados pela nossa incapacidade de viver em harmonia com a mesma. Pretende-se com este projecto promover o respeito pela natureza como algo fundamental na vida dos seres humanos e como única forma de criarmos um futuro
ambientalmente sustentável.
(este projecto será também apresentado na Holanda, Itália, Espanha, México, Brasil e Argentina)

Artistas Convidados: Ruben Almeida Pinto, Pi Backus, Dacio Bicudo, David Burbano, Alfonso Caputo, Laura Castanedo, Stefano Ciocchetti, Oscar Ferranti, Claudia Furlani, Marco Gratani, Andrea Lopez, Luna Martini, Bruno Matos, Mario Montalvan, Simona Muscolini, Angelo Pastorello, Joaquin Rodriguez, Luciano Taccari, Jorge Valente, Roberto Verolini.

Comissário: Alfonso Caputo
Concepção: Associação Terra dell Arte (Itália)
Produção: Cooperativa Teatro dos Castelos
21 Fevereiro a 21 Março 2015


NO FEMININO
Exposição de trabalhos de elementos femininos do Videolab: Benviinda Araújo, Carmo Almeida e Maria Clara Maia.


"Toca-me /Touch me", Carmo Almeida, 1993 (pintura e instalaçao)
"S/ título", Benvinda Araújo , 2012 (gravura)
"Pedro e o Lobo", Maria Clara Maia, 2014 (desenho)

VÍDEO INSTALAÇÕES
Projectos de video instalação especialmente concebidos para o Espaço Partícula.


Más Sombras / Evil Shadows, de Sérgio Gomes
9:53, cor, som, loop

Para a minha filha Bruna, uma criança alegre de 5 anos, a versão do “Bicho papão” é “As sombras más”. O vídeo apresentado foi feito a partir de fotos tiradas pela Bruna quando tinha 4 anos, imagens combinadas com o audio retirado de um vídeo, presentemente a circular pela internet, intitulado “Malaysian mother beating her 8-month helpless baby”.
Este vídeo, como o título indica, mostra uma jovem mãe de 18 anos a bater repetidamente no seu bebé de 8 meses que, a dada altura, estende para ela os braços numa procura ambígua de protecção
materna e da protecção do mal que o envolve.
O vídeo que apresento, Sombras Más/ Evil Shadows, explora a relação entre os nossos medos e os nossos pontos de segurança.
Agradecimentos: Carmo Almeida, André Silva, Pedro Almeida, Clara Maia
Fotos: Bruna Luisa


Five Minutes
, Video Instalação de José Vieira & Maria do Mar

5:70, cor, som, pratos com água

Video instalação tomando como referência a dança da bailarina Maria do Mar, realizada especialmente para a inauguração do Espaço Partícula.
José Vieira é artista plástico e director artístico de variados projectos internacionais.
Maria do Mar é bailarina na Companhia de Dança Contemporânea Flic-Flac.

COLECTIVA PARTÍCULA

Nuno Fonseca
Nasceu em Coimbra em 1976. Concluiu em 2000 a licenciatura em Pintura na ARCA. Em 2013 concluiu o Mestrado em Comunicação Estética na ARCA com o tema Na Arte a pintura e a planta viva.

Exposições Colectivas: Andy Wharol, Museu da FBAUP, Porto, 2000; Casa Municipal de Cultura, Coimbra, 2000; Fundação Cupertino de Miranda, Vila Nova de Famalicão, 2000; XI Bienal de Vila Nova de Cerveira, 2001; Prémio D. Fernando II, 2001; Casa Museu Bissaya Barreto, Coimbra, 2006; XIV Bienal de Vila Nova de Cerveira, 2007; Promissores Consagrados, Galeria Jornal de Noticias, Porto, 2009; Galeria Algarve, Almancil, 2009; Aveiro Jovem Criador 09, Aveiro, 2009; D. Fernando II, 2010; XVII Encontro Anual de Artistas Plásticos, Belas, 2010.Exposição de pintura no âmbito do grupo 2, Casa Municipal da Cultura de Cantanhede, 2013.Lendo as Estrelas, Arte pelo Mundo, Palácio do Egipto, Oeiras,2014. Intercessões Visuais I e II, Galeria da Av. da Índia, Belém, 2015.

Individuais de Pintura: o último dia da vida de um anjo, Galeria Factum, Coimbra, 2001;estorias de Anacleto, Galeria Santa Clara, Coimbra, 2002; Centro de Artes e Espectáculos, Figueira da Foz, 2010; Figuras Ingratas, Casa Municipal da Cultura, Coimbra, 2010.

Prémios: Menção Honrosa, III Bienal de Arte da Fundação Cupertino de Miranda, Vila Real, 1999; 1º Prémio, Prémio Nacional de Pintura Júlio Resende, 2001; 2º Prémio, Prémio Jovem de Artes Plásticas do CAE, Figueira da Foz, 2009; Menção Honrosa no Aveiro Jovem Criador, 2010.


Luis Garção Nunes
"... um fotografo não faz uma fotografia apenas com máquina fotográfica, mas com os livros que leu, os filmes que assistiu, as viagens que fez, as músicas que ouviu e as pessoas que amou..." [Ansel Adams]

Exposições Individuais
Galeria “Quinta da Sobreira”, Ançã; Casa da Cultura de Mora; Biblioteca António Botto, Abrantes; Galeria Nova Almedina, (Sete Olhares), Coimbra; Espaço/Galeria Gostos e Traços, Lousã; “O mês da imagem” (Fotografo convidado), Estremoz; Centro Comercial GiraSolum, Coimbra; Biblioteca Municipal da Lousã.

Exposições Colectivas

Galeria Bertrand em Coimbra; Casa da Cultura de Santa Comba Dão; Hotel D. Luís em Coimbra; Exposição de Artes [Imprensa e Liberdade e Tema Livre], Lousã
.

Sem comentários:

Enviar um comentário